terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sistemas de Informação geográfica (SIG)








São ferramentas computacionais para geoprocessamento, que permitem realizar análise complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar banco de dados georreferenciados. Tornam ainda possível automatizar a produção de materiais cartográficos. Suas principais fontes de entradas de dados são o sensoriamento remoto e o GPS. Sua base é a cartografia digital. O primeiro passo para sua construção é quando existe uma cartográfica  referenciada ao modelo matemático da Terra, ou seja, quando o mapa está georreferenciado com coordenadas e as formas editadas (ponto, linhas e polígono).




      Principais elementos:
Dados-Informação
Hardware/Software
Recursos Humanos
Procedimentos e Metodologias de Aplicativos


Esquema das etapas de geração de um mapa em um SIG

MUNDO REAL -> Entrada de Dados -> Banco de Dados -> Manipulação, Recuperação e Armazenagem - > Pesquisa/Acesso -> Análise espacial -> MAPA
    




Geoprocessamento

Geoprocessamento é o conjunto de técnicas, métodos de armazenamento, processamento, automação e utilização de imagens para tomada de decisões, ele utiliza-se de técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento das informações geográficas. Define-se por dado georreferenciado, aquele dado que possui coordenadas geográficas, ou seja, latitude ou longitude. O geoprocessamento é uma ferramenta interdisciplinar que permite a convergência de diferentes disciplinas cientificas para o estudo de fenômenos ambientais.



Tipos de dados em Geoprocessamento

Dados Temáticos – Descrevem a distribuição espacial expressa de forma qualitativa (relevo, vegetação)
Dados Cadastrais – Cada objeto geográfico possui atributos e pode estar associado  a várias representações gráficas (Lote – que possui dono, localização, IPTU, etc)
Redes – Cada objeto possui uma localização geográfica exata e está sempre associado a atributos descritivos presente no banco de dados e geralmente esta na forma de linhas
Imagens – São constituídas através de satélites, fotografias aéreas  ou qualquer imagem digitalizada por meio de scanners.

Sensoriamento remoto
É uma técnica de captação de imagens através de uma sensor sem que ocorra contato físico entre o sensor e o objeto. Podem ser passivos que captam a energia solar que captação da imagem e ativos que lançam a própria energia.
Refletores emitem energia para os corpos e estes a refletem de maneira deferente.
A interpretação de imagens possibilita confeccionar mapas temáticos como uso da terra, ocupação urbana, vegetação e outros. Como as imagens de satélite são digitais, existem programas específicos que auxiliam na análise destes.
A interpretação visual da imagem de satélite baseia-se na análise das imagens com base nos elementos de reconhecimento. Por meio destes há identificação dando-lhe significado. Os principais elementos de reconhecimento são:
Tonalidade;

Cor;

Tamanho;

Forma;

Textura e padrão de organização espacial dos objetos

GPS

O sistema GPS foi concebido pelo departamento de defesa dos EUA no início da década de 60 com o nome de projeto  NAVSTAR. Atualmente apesar de ter sido criado para finalidades militares, revelou-se um sistema extremamente preciso e rápido para posicionamento e mapeamento, através de uma rede de satélites orbitais (24 satélites que orbitam a terra à 20.200KM, duas vezes ao dia). Incluem navegação e posicionamento no ar, no mar e na superfície terrestre. Os militares implantaram duas opções de uso: Militar com precisão de 1 metro e Civil com precisão de 15 a 100 metros.


Estruturas de dados





Os dados podem ser Vetorias ou Raster. São dados georreferenciados relacionados a cada posição geográfica nas quais identificamos a posição por meio de uma referencia espacial relacionada a um sistema de coordenadas. Dados vetorias são compostos por representações gráficas, descritas por: pontos, linhas e linhas fechadas – polígonos, representados em um sistema de coordenadas. Dados Matricial ou raster tem uma matriz de células, as quais estão associados valores, que permitem reconhecer os objetos sob a forma de imagem digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário